Perguntas Frequentes

Os preços podem alterar?
Os preços constantes neste site foram calculados com base nos tarifários e câmbios vigentes à data. Qualquer alteração cambial ou de custos de combustíveis, taxas portuárias, aeroporto, combustível, bem como custo dos transportes de qualquer natureza, poderão ser passíveis de ajustamento.

Tenho uma reserva efectuada poderei cancelar a mesma? Quais as despesas de cancelamento?

O cliente ou algum dos seus acompanhantes é livre de desistir ou cancelar a viagem a todo o tempo. Tal cancelamento implica que o mesmo seja responsável pelo pagamento de todos os encargos a que a desistência dê lugar e ainda a uma taxa de 25€ pelos serviços da agência. Quando seja caso disso, o cliente será reembolsado pela diferença entre a quantia paga e os montantes acima referidos.

O que posso levar na bagagem de cabine (mão)?
  • Bebidas: Pode levar bebidas em recipientes individuais em lata, plástico ou vidro, com capacidade não superior a 100ml. Estes necessitam também de ser transportados num saco plástico, transparente e que possa ser aberto e fechado de novo. O tamanho do saco não pode ser superior a 20x20cm (capacidade de 1 litro) e é limitado a uma unidade por passageiro. Não poderá transportar consigo as bebidas que estão abertas ou que esteja a beber antes do controlo de segurança, devendo ser completamente consumidas ou deitadas fora. Lembre-se que assim que passar o controlo de segurança para a área restrita de partidas poderá comprar bebidas para levar para o avião.
  • Alimentos: Pode levar fruta, vegetais e todos os alimentos sólidos na sua bagagem de mão. Contudo, alimentos com molhos ou com um elevado teor líquido (como pastas e sopas) devem ser colocados no mesmo saco transparente, como quaisquer líquidos, cremes, géis e pastas. O tamanho do recipiente não pode ultrapassar os 100ml, independentemente da quantidade contida no interior. Tenha em atenção que as compotas, mel e outras conservas também estão sujeitas a estas restrições.
  • Produtos para Bebés: Leve apenas o que precisa para a viagem. Poderá transportar toalhetes húmidos e alimentos para bebés (leite em pó e outros alimentos líquidos em gel ou pasta).
  • Equipamentos elétricos e eletrónicos: Ao entregar a sua bagagem de cabine para o controlo de segurança, deverá retirar os equipamentos elétricos de grandes dimensões da bagagem, como computadores portáteis, tablets, secadores de cabelo, etc. para que estes sejam rastreados separadamente durante a sua passagem no equipamento de raios-X. Poder-lhe-á ainda ser solicitada uma inspeção mais detalhada à sua bagagem de cabine, incluindo ao (s) equipamento (s) eletrónico (s) nela contidos, como computadores portáteis, telemóveis, smartphones, tablets, câmaras fotográficas, etc.. Quando tal lhe for solicitado deverá disponibilizar a sua bagagem para inspeção, bem como retirar a capa protetora dos artigos eletrónicos (quando aplicável) e disponibilizá-los para inspeção do elemento de segurança. O elemento de segurança poderá ainda colocar-lhe algumas questões sobre a sua bagagem de cabine.
  • Cosméticos e artigos de higiene: As lentes de contacto descartáveis (em embalagens fechadas) são permitidas, assim como as lentes não descartáveis com uma pequena quantidade de solução (aplica-se o limite máximo de 100ml). Na bagagem de mão são permitidas apenas máquinas de barbear com lâmina permanentemente integrada e respetivas recargas. Os seguintes produtos devem estar em recipientes com capacidade inferior a 100ml e devem também ser transportados num saco plástico, transparente e que possa voltar a ser fechado (20x20cm):
  1. Laca e outros aerossóis;
  2. Cremes;
  3. Desodorizantes “roll-on”;
  4. Bronzeadores solares;
  5. Batom de brilho ou batom de proteção;
  6. Sabonete líquido;
  7. Pasta de dentes;
  8. Rímel;
  9. Solução para lentes de contato.
  • Medicamentos e equipamento médico: Os medicamentos em comprimidos ou em pó não estão sujeitos às restrições. Os medicamentos líquidos ou de consistência semelhante cuja capacidade do recipiente seja inferior a 100ml e forem acondicionados dentro de um saco de plástico transparente, cuja capacidade total não exceda 1 litro (aprox. 20cm X 20cm), que possa ser aberto e fechado de novo, não requerem a apresentação de qualquer documento. Se a capacidade do recipiente do medicamento líquido ou de consistência semelhante for:
  1. Superior a 100ml; ou
  2. inferior a 100ml e o medicamento for transportado fora do saco plástico transparente; Aconselha-se o passageiro a fazer-se acompanhar de uma declaração médica ou qualquer documento idóneo que ateste a necessidade da sua toma ou aplicação durante a viagem. Considera-se que a "viagem" abrange o tempo do voo de ida, a estadia e o voo de volta. Os inaladores são permitidos na bagagem de mão, mas deve colocar as latas sobressalentes na sua bagagem de porão. Se tem necessidades especiais antes de viajar consulte a sua companhia aérea. Lembre-se que os medicamentos não sujeitos a receita médica para crianças e adultos podem ser adquiridos depois de passar o controlo de segurança.
  • Materiais de fumo: Os cigarros e outros produtos de tabaco são permitidos na bagagem de mão. Tenha em atenção que fósforos e isqueiros não são permitidos na bagagem de mão ou registada. Pode levar um único isqueiro de butano ou uma caixa de fósforos de segurança consigo. Os isqueiros tipo Zippo também são permitidos.
  • Materiais de escrita: As esferográficas, esferográficas “rollerball”, esferográficas de gel e lápis são permitidos, assim como as canetas de tinta permanente com uma única carga em utilização, as recargas não podem exceder os 100ml.
  • Diversos: Os livros, puzzles, jogos e autocolantes podem ser levados a bordo. As caixas de chapéus e vestidos de noiva constituem um item da bagagem de mão. No entanto, estes devem caber na bagagem e corresponder às restrições de peso. Pode levar instrumentos musicais para além da bagagem de mão permitida. Caso tenha alguma dúvida, consulte a sua companhia aérea.
O que não posso levar na bagagem de cabine (mão)?
Os seguintes artigos são proibidos na bagagem de mão:
  • Armas de brinquedo ou réplicas (incluindo pistolas de água);
  • Fundas ou fisgas;
  • Lâminas de barbear (que não as atrás referidas);
  • Tacos de basebol, de golfe e bastões;
  • Facas e tesouras com uma lâmina cortante ou pontiaguda e/ou lâminas superiores a 6 cm, medidos desde o eixo (ponta redonda, tesouras e facas rombas inferiores a 6 cm são permitidas);
  • Saca-rolhas;
  • Limas;
  • Ferramentas;
  • Dardos;
  • Itens que podem ser utilizados como potenciais armas.
No caso de transportar um item proibido poderá ainda enviá-lo por correio, utilizando a máquina de envelopes e o marco de correio disponíveis antes do raio-x. Se o pretender levar consigo para o seu destino, poderá despachá-lo como bagagem de porão voltando ao balcão de check- in do seu voo.

Que cuidados de saúde devo ter antes de viajar?
Certifique-se que antes de iniciar uma viagem está de boa saúde. Se usar óculos ou lentes de contacto leve um par de reserva ou uma receita dos mesmos por uma questão de precaução. Se tomar um medicamento específico assegure-se que o leva em quantidade suficiente, pois poderá não estar disponível no local que for visitar. Leve a receita e a parte da embalagem que identifica o tipo de medicamento e não a sua marca (que poderá não existir), o que pode facilitar a sua substituição. É recomendável possuir uma receita do seu médico com letra legível de modo a provar legalmente que usa o medicamento. Não exceda as quantidades necessárias à sua utilização pessoal durante a viagem, porque transportar grandes quantidades de medicamentos pode levantar suspeitas. Os passageiros com necessidades especiais devem informar-se previamente das condições para transporte de produtos em líquido ou gel. Para utilização de medicamentos injetáveis, deve solicitar por escrito ao INAC, uma autorização especial para transporte da seringa e do medicamento a injetar como bagagem de cabina, apresentando para o efeito um atestado médico que comprove que o passageiro necessita do medicamento, assim como, mencionar o n.º do voo, data, companhia aérea, destino e identificação do passageiro. Não é aconselhável a mulheres grávidas viajarem para destinos onde seja necessário tomar vacinas contra doenças perigosas como a febre-amarela. Algumas doenças são muito mais perigosas para uma mulher grávida (e aumentam o risco de morte à nascença) como é o caso da malária. Regra geral, as companhias aéreas permitem o transporte de grávidas até às 36 semanas. Para além deste período é necessário autorização médica.

Viajar com animais de estimação
Contacte-nos, para que lhe seja facultada toda a informação referente aos procedimentos necessários. O transporte na cabine ou no porão depende do tamanho do animal e tem um custo adicional.

De que documentação necessito para viajar?
O cliente deverá possuir em boa ordem toda a sua documentação pessoal ou familiar (passaporte, cartão de cidadão, bilhete de identidade, autorizações para menores, vistos, certificados de vacinas e outros eventualmente exigidos). Cédulas ou assentos de nascimento não são válidos como documento de viagem. A agência organizadora declina qualquer responsabilidade pela recusa da concessão de vistos, ou a não permissão da entrada ao cliente em país estrangeiro; nestes casos aplicam-se as condições estabelecidas para a anulação da viagem, sendo ainda da conta do cliente todo e qualquer custo que a situação acarretar. Em viagens na União Europeia, os clientes devem ser portadores do respetivo Cartão Europeu de Seguro de Doença, para obtenção de assistência médica. Os clientes que sejam cidadãos estrangeiros devem possuir a documentação necessária (passaporte, visto, autorização de residência, etc.) para viajar ou transitar dentro da União Europeia em função da sua nacionalidade. Para as viagens totalmente ou parcialmente fora da União Europeia, poderão ser necessários vistos ou outra documentação especial.

Vou viajar acompanhado de um menor. O que devo fazer?
A legislação nacional, mais precisamente o artigo 23.º do D.L. 138/2006, de 26 de Julho, estipula que os menores nacionais, quando não acompanhados por quem exerça o poder paternal, só podem sair de território nacional exibindo uma autorização para esse efeito. Em ambos os casos, esta autorização deve constar de documento escrito, datado e com a assinatura de quem exerce o poder paternal legalmente certificada, conferindo ainda poderes de acompanhamento por parte de terceiros devidamente identificados.

Quais as condições de pagamento?
Sinalização de 25% do valor total no momento da reserva, ficando em dívida os restantes 75%, a serem liquidados até 21 dias antes da partida, ou pagamento total no momento da reserva. O pagamento poderá ser efetuado a dinheiro, cheque, multibanco ou transferência bancária para a seguinte conta:
Dados Bancários – Rivieratur Viagens & Turismo Lda Banco – Banif
Nº de Conta: 120300305677710
NIB: 0038 0312 3003 0567 771 34
IBAN – PT50 0038 0312 3003 0567 77134
SWIFT - BNFPTPL
Caso pagamento por transferência, solicitamos o envio do comprovativo de pagamento, bem como o primeiro e informação para faturação (nome, morada, nº de contribuinte e nº de contacto).

Subscreva já a nossa newsletter!

Consulte aqui alguns Sites e Informações úteis

Caso deseje esclarecer dúvidas peça mais Informações

Em cumprimento da lei nº 144/2015 informamos que para a resolução de conflitos de consumo deve ser contactada a comissão arbitral do Turismo de Portugal www.turismodeportugal.pt